Atividades que levem o educando a refletir sobre atos de violência
História Mundial e Suas Consequências: mostrar que a história mundial é composta basicamente por atos de violência, como...
* duas grandes guerras e suas consequências;
* bombas nucleares;
* conflitos no Oriente Médio;
* “11 de setembro de 2011”;
* problemas de segurança pública no Rio de Janeiro;
* tragédia em Realengo, também no Rio de Janeiro.
Quem é o Maior Divulgador de Casos de Violência?
* Solicitar que os estudantes olhem o Jornal Nacional, por exemplo, e anotem todos os casos divulgados.
* Pedir que separem as notícias positivas das negativas.
* Levá-los a refletir sobre as questões: O que a televisão tem trazido para minha vida? Para minha casa? Será que somos manipulados e até mesmo “inspirados” pelo que é transmitido?
Procurando Soluções
* Disponibilizar, jornais, revistas, gibis, imagens, etc. que tenham notícias sobre a educação, a escola, a violência na escola, etc. para grupos de estudantes.
* Solicite que recortem e colem notícias sobre violência.
* Num grande círculo, peça para que cada grupo apresente as notícias que foram destacadas por eles. Estimule-os a responderem perguntas como:
O que você faria para evitar esse tipo de violência?
Qual foi a causa desse comportamento?
O que você diria para uma pessoa que procurasse briga com você?
O que fazer para evitar confusão na sala de aula?
* É de extrema importância que o professor (a) esteja atento às respostas dos alunos e os oriente quando necessário.
* Finalize a aula com uma música bem tranquila.
Diferentes Tipos de Violência
* Disponibilize vídeos/ textos que demonstrem diferentes tipos de violências.
* Dê o início de uma situação e peça para que, em grupos, desenvolvam-na de forma que a história gere um tipo de violência (distribua um tipo específico de violência a cada grupo para que, assim, tenham base em como prosseguir com a história), mas que não finalizem esse texto.
* Troque os textos dos grupos para que uns terminem as histórias dos outros com uma resolução saudável, que deixe a pessoa que agrediu arrependida ou pensando no que fez.
Vídeos/ textos disponíveis para essa atividade em:
http://acayra.wordpress.com/2009/05/01/1368
http://www.youtube.com/watch?v=VG0vWmcdT8E
http://www.youtube.com/watch?v=O6Oce6igl_o
http://www.youtube.com/watch?v=oYjPduYLqpY&feature=related
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2342069/art-5-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90
A situação pode ser a seguinte: Uma mulher anda pela rua com uma saia muito curta e dois homens bem vestidos passam a mão nela, mas o marido dela , lutador de jiu-jitsu, vinha saindo de uma loja e viu tudo...
Inspiração Artística
* Inicialmente construa, juntamente com os alunos, atividades dentro da sala de aula, ou seja, os alunos devem ser mediados na elaboração de: poesias, textos, histórias, desenhos, etc. que transmitem mensagens pertinentes ao tema abordado – violência na escola. Também será interessante estimular os alunos a fazerem uma peça teatral.
* Os textos, histórias, desenhos, etc. deverão ser colados em murais na escola e, numa data específica, os alunos devem apresentar para a comunidade escolar e para a sociedade em geral.
* Se for possível, apresente também a peça teatral a qual deve estimular a não violência na escola.
Propagando a Paz
*Disponibilize o texto presente em: http://marckray.wordpress.com/2005/08/15/o-espelho-gesto-concreto
* O professor continua a história, que fala sobre um rapaz que ajudou uma senhora em uma noite escura. Esta senhora queria recompensá-lo com dinheiro, mas ele sugeriu que ela não findasse o círculo de solidariedade que ele criara ali, naquele momento. Em uma lanchonete, essa senhora para e ajuda uma garçonete grávida, a qual coincidentemente era mulher do rapaz que havia ajudado essa mesma senhora.
* Como o professor continua a história? De forma que ele faça parte desse círculo de solidariedade, contando como a garçonete o ajudou em um outro momento como, por exemplo, “a garçonete, então, retornou ao trabalho no dia seguinte e me viu triste, com os olhos rasos d’água. Com jeitinho, conquistou minha confiança e falei-lhe que havia sido assaltada após perder o ônibus que me levava para outra cidade. Não tinha ninguém ali a quem recorrer. Piedosa, lembrou das palavras daquela senhora e deu-me um pouco do dinheiro que havia ganho para ajudar-me. Queria recompensá-la de alguma forma, mas ouvi “Se tem tanta vontade de me recompensar, quando encontrar alguém precisando de ajuda, estenda-lhe a mão”.
* Dessa forma, repasse a história adiante para que grupos de alunos criem suas próprias situações, continuando a história de onde você, professor, parou.
Espero ter ajudado um pouco... Algumas ideias procurei pela Internet; outras serviram-me de inspiração para novas atividades...
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