Cinco Minutos
José de Alencar
Atividade:
Antes da leitura
1. Informe-se:
a)Sobre o autor.
b) Sobre o Romantismo Brasileiro e a obra de José de Alencar.
c) A produção de folhetins no século XIX e sua influência na estrutura dos romances da época.
2. Com base nos itens anteriores, qual a sua expectativa com relação à leitura de Cinco Minutos?
3. Dê sinônimos às palavras que você desconhece.
Durante a leitura
1. Observe as demais palavras destacadas, sua escrita e sua acentuação, a fim de evitar escrevê-las de forma equivocada.
2. Observe que os capítulos do livro não possuem títulos. Portanto, crie títulos para eles. Esses títulos devem ter dupla função: informar sobre o conteúdo do capítulo e despertar o interesse dos leitores.
3. Observe que normalmente livros literários apresentam tipos textuais narrativo e descritivo.
a) Assim temos a presença do PENTE (personagem, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço). Destaque um exemplo com fragmentos textuais para cada sigla.
b) Destaque também um fragmento que contenha somente descrição.
4. Segundo sua leitura, como os amantes tratavam-se, chamavam-se naquela época? Como se tratam/ se chamam agora?
Após a leitura
1. Que outro título você daria ao livro? Justifique.
2. Pode-se perceber a influência de um tipo de gênero textual bem marcado no livro. Que gênero seria esse? Comprove com, pelo menos, um fragmento do livro a presença de tal gênero.
3. Esse romance pode despertar nos leitores de hoje algum interesse? Se fosse transformada em telenovela, essa obra poderia ser um sucesso hoje em dia? Por quê?
4. Há um fragmento do livro que o resume. Destaque-o.
b) Sobre o Romantismo Brasileiro e a obra de José de Alencar.
c) A produção de folhetins no século XIX e sua influência na estrutura dos romances da época.
2. Com base nos itens anteriores, qual a sua expectativa com relação à leitura de Cinco Minutos?
3. Dê sinônimos às palavras que você desconhece.
Durante a leitura
1. Observe as demais palavras destacadas, sua escrita e sua acentuação, a fim de evitar escrevê-las de forma equivocada.
2. Observe que os capítulos do livro não possuem títulos. Portanto, crie títulos para eles. Esses títulos devem ter dupla função: informar sobre o conteúdo do capítulo e despertar o interesse dos leitores.
3. Observe que normalmente livros literários apresentam tipos textuais narrativo e descritivo.
a) Assim temos a presença do PENTE (personagem, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço). Destaque um exemplo com fragmentos textuais para cada sigla.
b) Destaque também um fragmento que contenha somente descrição.
4. Segundo sua leitura, como os amantes tratavam-se, chamavam-se naquela época? Como se tratam/ se chamam agora?
Após a leitura
1. Que outro título você daria ao livro? Justifique.
2. Pode-se perceber a influência de um tipo de gênero textual bem marcado no livro. Que gênero seria esse? Comprove com, pelo menos, um fragmento do livro a presença de tal gênero.
3. Esse romance pode despertar nos leitores de hoje algum interesse? Se fosse transformada em telenovela, essa obra poderia ser um sucesso hoje em dia? Por quê?
4. Há um fragmento do livro que o resume. Destaque-o.
0 Sugira! Comente! Critique! Opine! Manifeste-se!:
Postar um comentário