SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
Duração: 112 minutos
Classificação etária: 12 anos
Site Oficial: http://www.saneamentobasicoofilme.com.br
Duração: 112 minutos
Classificação etária: 12 anos
Site Oficial: http://www.saneamentobasicoofilme.com.br
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Jorge Furtado
Produção Executiva: Nora Goulart e Luciana Tomasi
Produtor Associado: Guel Arraes
Diretor de Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC
Diretor de Arte: Fiapo Barth
Figurinos: Rosângela Cortinhas
Som Direto: Rafael Rodrigues
Mixagem: José Luiz Sasso
Montagem: Giba Assis Brasil
Direção Musical: Leo Henkin
ELENCO
Fernanda Torres Marina
Wagner Moura Joaquim
Camila Pitanga Silene
Bruno Garcia Fabrício
Janaína Kremer Marcela
Lázaro Ramos Zico
Tonico Pereira Antônio
Paulo José Otaviano
Uma comédia deliciosa, uma história simples e divertida que utiliza o bom humor e a irreverência para tratar de dois temas aparentemente distantes: a corrupção política e a produção de um filme. É um filme dinâmico que fica ainda mais engraçado quando um grande elenco enfrenta o desafio de atuar como péssimos atores. Saneamento Básico utiliza a metalinguagem para abordar temas como a consciência ambiental, a mobilização social, o investimento cultural e ainda ironizar o famoso jeitinho brasileiro.
SINOPSE
“Se é para fazer, melhor fazer bem feito.”
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, se reúne para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à subprefeitura.
A subprefeitura, apesar de considerar a legitimidade da solicitação, alega não possuir verba para a realização da obra de saneamento básico até o final do ano. No entanto, indica que possui uma verba de quase 10 mil reais para a realização de um vídeo de ficção. A solução encontrada pelas personagens é utilizar parte do dinheiro para fazer o vídeo sobre a obra e assim realizar a própria obra. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.
TRABALHANDO O FILME EM SALA DE AULA
O filme aborda questões de saúde, meio ambiente e cultura e o processo de realização de um vídeo.
Língua Portuguesa
Após assistir o filme, promover as seguintes perguntas, seja em forma de debate ou de questionário:
1) QUE OUTRO NOME VOCÊ DARIA AO FILME?
– Essa pergunta desafia os alunos a relacionarem o conteúdo filmado com um título, o que facilitará suas habilidades na escrita, criando um título para suas histórias, dificuldade muitas vezes apresentada em aula, durante o processo de produção textual.
2) SOBRE O QUE TRATA O FILME?
– Essa questão trabalha com o poder de percepção e concentração discente, avaliando se realmente assistiram o filme ou se ficaram dispersos.
3) COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O FILME? SUSPENSE, TERROR, ROMANCE, DRAMA, COMÉDIA? POR QUÊ?
– O filme é comédia. Pretende-se verificar se os alunos relacionam as cenas engraçadas com esse tipo de filme.
4) PODE-SE PERCEBER QUE NO FILME “SANEAMENTO BÁSICO, O FILME” HÁ UM OUTRO FILME INSERIDO. COMO VOCÊ CLASSIFICARIA ESSE FILME DENTRO DO FILME?
– Durante o filme, seus personagens deixam claro que o filme é ficção. Aqui também trabalhar-se-á o poder de percepção discente.
5) QUAL O NOME DO FILME CRIADO POR MARINA E JOAQUIM, PERSONAGENS DE FERNANDA TORRES E WAGNER MOURA? POR QUE ELES RESOLVERAM CRIAR UM FILME?
– Pretende-se averiguar como os alunos estão quanto à questão interpretativa.
6) O FILME APRESENTA UMA CRÍTICA SOCIAL. QUAL?
– Os problemas sociais fazem parte da realidade do mundo. Será que os alunos já pararam para pensar sobre isso? Será que eles percebem que a prefeitura da cidade tinha verba disponível para um filme e não para uma questão de saúde pública?
7) QUE FINAL VOCÊ DARIA AO FILME?
- Essa questão só seria levantada caso não desse tempo de os alunos assistirem o filme até o final, permitindo que imaginem o final da história. Após um levantamento de hipóteses, o professor relata qual o final verdadeiro. Dessa forma, a turma pode perceber o quão são criativos e capazes de produzir textos.
8) COMO A PERSONAGEM MARINA, PROCURE O SIGNIFICADO DE “FICÇÃO” E “QUIMERA”. SERÁ QUE AS DEFINIÇÕES APRESENTADAS PELA PERSONAGEM SÃO INTEIRAMENTE CORRETAS? POR QUÊ?
- Com essa questão será possível trabalhar com o lado gramatical, inserindo até questões de conteúdos dados em aula.
9) QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?
- Resumo é a palavra chave para essa questão. Pode-se trabalhar com a sintetização de histórias, dificuldade constante na comunidade escolar.
10) COMO PODEMOS RELACIONAR O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM OS RECURSOS HÍDRICOS AO FILME?
- Essa questão aborda o fato da necessidade de se criar uma rede de tratamento de esgoto, que está poluindo as águas, deixando-as fétida. Pode-se, assim, observar a consciência ecológica e ambiental discente, o quanto os alunos conhecem sobre o assunto e se percebem a gravidade do problema.
Direção e Roteiro: Jorge Furtado
Produção Executiva: Nora Goulart e Luciana Tomasi
Produtor Associado: Guel Arraes
Diretor de Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC
Diretor de Arte: Fiapo Barth
Figurinos: Rosângela Cortinhas
Som Direto: Rafael Rodrigues
Mixagem: José Luiz Sasso
Montagem: Giba Assis Brasil
Direção Musical: Leo Henkin
ELENCO
Fernanda Torres Marina
Wagner Moura Joaquim
Camila Pitanga Silene
Bruno Garcia Fabrício
Janaína Kremer Marcela
Lázaro Ramos Zico
Tonico Pereira Antônio
Paulo José Otaviano
Uma comédia deliciosa, uma história simples e divertida que utiliza o bom humor e a irreverência para tratar de dois temas aparentemente distantes: a corrupção política e a produção de um filme. É um filme dinâmico que fica ainda mais engraçado quando um grande elenco enfrenta o desafio de atuar como péssimos atores. Saneamento Básico utiliza a metalinguagem para abordar temas como a consciência ambiental, a mobilização social, o investimento cultural e ainda ironizar o famoso jeitinho brasileiro.
SINOPSE
“Se é para fazer, melhor fazer bem feito.”
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, se reúne para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à subprefeitura.
A subprefeitura, apesar de considerar a legitimidade da solicitação, alega não possuir verba para a realização da obra de saneamento básico até o final do ano. No entanto, indica que possui uma verba de quase 10 mil reais para a realização de um vídeo de ficção. A solução encontrada pelas personagens é utilizar parte do dinheiro para fazer o vídeo sobre a obra e assim realizar a própria obra. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.
TRABALHANDO O FILME EM SALA DE AULA
O filme aborda questões de saúde, meio ambiente e cultura e o processo de realização de um vídeo.
Língua Portuguesa
Após assistir o filme, promover as seguintes perguntas, seja em forma de debate ou de questionário:
1) QUE OUTRO NOME VOCÊ DARIA AO FILME?
– Essa pergunta desafia os alunos a relacionarem o conteúdo filmado com um título, o que facilitará suas habilidades na escrita, criando um título para suas histórias, dificuldade muitas vezes apresentada em aula, durante o processo de produção textual.
2) SOBRE O QUE TRATA O FILME?
– Essa questão trabalha com o poder de percepção e concentração discente, avaliando se realmente assistiram o filme ou se ficaram dispersos.
3) COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O FILME? SUSPENSE, TERROR, ROMANCE, DRAMA, COMÉDIA? POR QUÊ?
– O filme é comédia. Pretende-se verificar se os alunos relacionam as cenas engraçadas com esse tipo de filme.
4) PODE-SE PERCEBER QUE NO FILME “SANEAMENTO BÁSICO, O FILME” HÁ UM OUTRO FILME INSERIDO. COMO VOCÊ CLASSIFICARIA ESSE FILME DENTRO DO FILME?
– Durante o filme, seus personagens deixam claro que o filme é ficção. Aqui também trabalhar-se-á o poder de percepção discente.
5) QUAL O NOME DO FILME CRIADO POR MARINA E JOAQUIM, PERSONAGENS DE FERNANDA TORRES E WAGNER MOURA? POR QUE ELES RESOLVERAM CRIAR UM FILME?
– Pretende-se averiguar como os alunos estão quanto à questão interpretativa.
6) O FILME APRESENTA UMA CRÍTICA SOCIAL. QUAL?
– Os problemas sociais fazem parte da realidade do mundo. Será que os alunos já pararam para pensar sobre isso? Será que eles percebem que a prefeitura da cidade tinha verba disponível para um filme e não para uma questão de saúde pública?
7) QUE FINAL VOCÊ DARIA AO FILME?
- Essa questão só seria levantada caso não desse tempo de os alunos assistirem o filme até o final, permitindo que imaginem o final da história. Após um levantamento de hipóteses, o professor relata qual o final verdadeiro. Dessa forma, a turma pode perceber o quão são criativos e capazes de produzir textos.
8) COMO A PERSONAGEM MARINA, PROCURE O SIGNIFICADO DE “FICÇÃO” E “QUIMERA”. SERÁ QUE AS DEFINIÇÕES APRESENTADAS PELA PERSONAGEM SÃO INTEIRAMENTE CORRETAS? POR QUÊ?
- Com essa questão será possível trabalhar com o lado gramatical, inserindo até questões de conteúdos dados em aula.
9) QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?
- Resumo é a palavra chave para essa questão. Pode-se trabalhar com a sintetização de histórias, dificuldade constante na comunidade escolar.
10) COMO PODEMOS RELACIONAR O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM OS RECURSOS HÍDRICOS AO FILME?
- Essa questão aborda o fato da necessidade de se criar uma rede de tratamento de esgoto, que está poluindo as águas, deixando-as fétida. Pode-se, assim, observar a consciência ecológica e ambiental discente, o quanto os alunos conhecem sobre o assunto e se percebem a gravidade do problema.
Informações adicionais: http://www.telabr.com.br/em-sala-de-aula
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