I – Um senhor morre. Sabendo que há quatro concorrentes a sua herança – irmã, sobrinho, padeiro e pobres –, PONTUE a frase do testamento de forma que:
a) a irmã seja a herdeira:
Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será a paga a conta do padeiro nada dou aos pobres
b) o sobrinho seja o herdeiro:
Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será a paga a conta do padeiro nada dou aos pobres
c) o padeiro receba sua parte:
Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será a paga a conta do padeiro nada dou aos pobres
d) os pobres sejam beneficiados:
Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será a paga a conta do padeiro nada dou aos pobres
II – Sabendo que a pontuação pode mudar o sentido de um enunciado, coloque uma única VÍRGULA nas frases abaixo, de forma que o sentido das orações não seja o mesmo:
a) Se os jurados condenam eu não absolvo.
Se os jurados condenam eu não absolvo.
b) Vamos perder nada foi resolvido.
Vamos perder nada foi resolvido.
III – VÍRGULA: Dois soldados receberam a seguinte mensagem, convocando-os a irem para guerra:
“Irá voltará não morrerá.”
Um ficou alegre com a notícia. Entretanto, o outro ficou profundamente triste.
a) Como a vírgula foi sugerida pelo que ficou alegre?
b) Como a vírgula ficou sugestionada pelo que se entristeceu?
IV – VÍRGULA: O czar, Alexandre II, enviou um prisioneiro para a prisão, o que poderia acarretar em morte no calobouço da Sibéria. Assim, ordenou a seguinte sentença através de bilhete:
“Perdão impossível enviar para a Sibéria”.
A mensagem causou a maior confusão...
a) Para acabar com a confusão, pontue a oração de forma que o prisioneiro seja liberto.
b) Agora pontue-a de forma que o prisioneiro seja condenado.
V – A vírgula assassina
Conta-se que um condenado à morte fez um pedido de clemência ao governador. Após examinar o desesperado pedido, mandou interromper a execução, ditando um bilhete a sua secretária, que dizia: “Não execute o homem!” e logo se retirou. O advogado do réu disse que a secretária, semi-analfabeta, não havia pontuado corretamente a ordem que, na verdade, condenava-o à morte. Então, como deveria estar pontuada a ordem?
VI – Qual a diferença de sentido existente nos enunciados abaixo:
a) Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
b) Carolina, nossa secretária comprou um carro.
Carolina, nossa secretária, comprou um carro.
c) O imperador de Roma falou:
– Não queimem Roma.
– Não, queimem Roma.
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